top of page
Exibição_Filme Olha pra cê vê_Tejuco_220325_55.jpg
Exibição_Filme Olha pra cê vê_Ribeirão_160325_34.jpg

comunicação popular em comunidades vulneráveis à mineração

Rede Soa Sirene:

Rede Soa Sirene é um projeto para conectar pessoas de comunidades que já enfrentaram ou podem enfrentar perdas por viverem vulneráveis à mineração.

 

Nosso objetivo é incentivar a comunicação popular – aquela construída entre as pessoas que vivem a realidade dos territórios – como um caminho para amplificar vozes e construir um espaço verdadeiramente plural, onde democracia e liberdade sejam reais.

OFICINAS:

Nesta edição do projeto, realizamos duas oficinas de podcast voltadas para crianças, adolescentes, jovens e adultos moradores de Tejuco e Marinhos, territórios de Brumadinho – MG. Durante os encontros, foram feitas experimentações sonoras, entrevistas e gravações com moradores, guiadas pelas discussões e ideias dos participantes.

Nossa intenção é criar espaços onde pessoas que muitas vezes não têm a oportunidade de contar suas histórias – seja por questões de idade, crença, cor, gênero ou classe social – possam se reunir, criar juntas, transformar suas vivências em ideias e ampliar seu alcance por meio da comunicação.

Durante as oficinas foi elaborada uma apostila para auxiliar quem deseja criar e divulgar um podcast em plataformas digitais. O material foi disponibilizado em formato impresso para os participantes da oficina de podcast e agora também pode ser acessado em versão digital. Baixe o PDF e descubra dicas essenciais para planejar, gravar e compartilhar seu podcast com o mundo! No botão ao lado é possível ouvir o podcast completo com as duas edições juntas: o QUILOMBOPOD e o PODCAST TEJUCO. 

ESCUTA PRA CÊ VER:

Em Brumadinho, entre Tejuco e os quilombos de Ribeirão, Marinhos o curta 'Escuta pra cê vê' revela ecos de resistência e memória.

O curta traz à tona a resistência e a memória das comunidades de Brumadinho, especificamente nos distritos de Tejuco e nos quilombos de Ribeirão e Marinhos. Fruto do projeto Rede Soa Sirene – Comunicação Popular em Comunidades Vulneráveis à Mineração, realizado pelo Coletivo MICA por meio da Emenda Parlamentar nº 39160013, o filme documenta a jornada de crianças, jovens e adultos em uma experimentação sonora transformadora.

Através de encontros e compartilhamento de saberes, os participantes exploram o poder do áudio como ferramenta de expressão. Escuta pra cê ver registra a criação coletiva de dois podcasts, concebidos durante oficinas do projeto, revelando como a escuta é uma ferramenta importante para história e memória das comunidades.

Chancela_RedeSoaSirena_completa.png
MICA logo Cor 3.png
bottom of page